Veja também o repasse da REUNIÃO FÓRUM PARAIBANO DE ESTÁGIO- CRESS-PB, logo após a arte do Fórum Regional.

]Fórum-Estágio-Sertão

REUNIÃO FÓRUM PARAIBANO DE ESTÁGIO- CRESS-PB

João Pessoa, 19 de Janeiro de 2015,

No dia 19-01-15 (segunda-feira), na sede do Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região- Paraíba, a gestão “Seguir na luta, forte e independente” fez a primeira reunião de 2015 com os representantes da coordenação de estágio de algumas instituições de Ensino Superior (IES) para debater, coletivamente, acerca do fortalecimento do Fórum Paraibano de Estágio.

Estiveram representando a atual gestão do CRESS-PB o Presidente do CRESS-PB, Tárcio Teixeira, a Agente Fiscal Dalnes Godim e a Conselheira Fabiana Alcântara Lima, Coordenadora da Comissão Formação Profissional, que além de conselheira é também professora substituta da UFPB. As IES representadas na reunião foram: UFPB, UFCG, FABEX, UNPB-FPB e UNOPAR.

Após alguns informes, o Presidente do CRESS-PB, Tárcio Teixeira, iniciou a reunião, esclarecendo os objetivos do Fórum e das reuniões, em conformidade com as recomendações do Conselho Federal de Serviço Social –CFESS. A coordenadora da Comissão Formação Profissional, Fabiana Alcântara, prosseguiu socializando as dificuldades de obter contato com algumas IES em virtude do período de recesso acadêmico. Prosseguiu relembrando as últimas deliberações acerca dos encaminhamentos das Políticas de Estágio nas referidas IES. Posteriormente, propôs um debate sobre as formas de organização do Fórum nas IES, as atribuições dos coordenadores de estágio e a necessidade de encaminhamento dos nomes dos responsáveis pelo cadastro no Sistema Implanta, que vem sendo estruturado pelo Conselho Federal de Serviço Social – CFESS.

Neste sistema, conforme exposto na última reunião, cada Instituição fará o registro dos estagiários (as) e seus supervisores de campo e acadêmicos. Contudo, enquanto ele não entra em funcionamento as IES devem seguir enviando as informações ao CRESS-PB via ofício (distribuído na reunião).

Iniciando o debate, profa. Marlene Barboza, Coordenadora de Estágio da UFPB (LEPS), afirmou as dificuldades que a instituição vem enfrentando no que se refere aos convênios de estágio, dado o elevado número de alunos ingressantes, incompatível com a disponibilidade dos campos. Todos concordaram acerca deste limite, que surge como resposta a atual conjuntura privatizante que perpassa as políticas públicas, e tem alargado as demandas por estágio por parte das IES privadas.

A profa. Luciana Batista, representante da UNPB-FPB prosseguiu informando que a IES iniciou a abertura dos campos de estágio, paralelamente, ao funcionamento do Fórum local de estágio. A professora avalia positivamente a condução do Fórum, contudo, salientou a dificuldade de encontrar campos compatíveis com o perfil dos discentes (estudante-trabalhador), que em sua maioria, solicitam instituições na área da saúde (plantões). Também acrescentou o desafio de envolver os profissionais no processo de estágio.

Em seguida, as representantes da UNOPAR, Jacinta e a profa. Tiana informaram que a IES, atualmente, com aproximadamente 450 alunos em campo de estágio, tem enfrentado dificuldades no que se refere a supervisão direta de estágio. De acordo com as representantes, verifica-se uma demanda de 150 alunos para apenas um supervisor, o que tende a dificultar o processo de estágio e inviabilizar as atribuições dos estagiários e supervisores.

Seguidamente, a Coordenadora da Comissão Formação Profissional, Fabiana Alcântara, acrescentou o compromisso dos profissionais das IES em fortalecer o diálogo com as instituições campos de estágio, no sentido de prepará-las para receber os alunos e informar as atribuições de cada sujeito que compõe o processo de estágio. Daí, a necessidade de consolidar os fóruns locais a partir da articulação com o CRESS/PB, em cada instituição, viabilizando um processo permanente de esclarecimento à respeito da Política de Estágio e, mais que isso, esclarecer e capacitar profissionais para a supervisão direta de estágio.

A representante da UFCG, profa. Conceição Félix, expôs que, mesmo em quantidade reduzida de estagiários, a IES ainda tem encontrado limites, tanto pela redução dos espaços de campo, quanto pela quantidade reduzida de docentes. Afirmou ainda a necessidade de fortalecer o diálogo do CRESS-PB com as instituições do sertão, no sentido de somar esforços para construção do Fórum de estágio do Alto Sertão Paraibano.

Os representantes dialogaram ainda acerca da prática da preceptoria nas relações de estágio através das quais algumas instituiçoes/profissionais têm recebido contrapartida financeira para receber os estagiários em campo. Todos os representantes concordaram que este limite tende a descaracterizar o estágio enquanto parte do processo formativo para atender a uma determinação mercadológica, trazendo sérias implicações, em desacordo às recomendações da Política Nacional de Estágio (PNE). Nesta direção, todos (as) avaliaram positivamente a reunião e a relevância de estabelecer um diálogo permanente acerca desses limites.

O presidente do Conselho Regional de Serviço Social CRESS-PB, Tárcio Teixeira, propôs a deliberação de alguns encaminhamentos para a próxima reunião, do Fórum de Estágio da Paraíba:

1)      Cada IES deverá trazer as demandas referentes à condução do Fórum local de estágio;

2)      O CRESS-PB organizará um material para esclarecer o Manual de Credenciamento dos responsáveis pelo Estágio no sistema Implanta, neste sentido, precisará do formulário entregue às IES na Reunião, devidamente preenchido;

3)      O CRESS-PB apresentará a temática priorizada pelo CFESS para 2015 à respeito do Dia 15 de maio (Dia do Assistente Social) e as IES deverão socializar sobre as atividades que serão realizadas e/ou cronograma para articulação junto ao CRESS-PB;

COMISSÃO FORMAÇÃO PROFISSIONAL.