No último dia 09 de abril, aconteceu o Processo Eleitoral e de Habilitação da Representação da Sociedade Civil no Conselho Municipal de Assistência Social de João Pessoa – Gestão 2019-2021. Como resultado, o CRESS/PB foi habilitado e foi eleito como titular na modalidade “Sindicatos e/ou Associações de trabalhadores do SUAS”. Com a habilitação, o CRESS/PB pode representar a categoria e fazer parte de um instrumento democrático que tem como objetivo a construção e a defesa de políticas sociais públicas bem como lutar pela efetivação e garantia de direitos para a classe trabalhadora.

Saiba mais sobre as eleições do CMAS/JP

A posse dos novos conselheiros aconteceu no dia 24/04, na sede do CMAS/JP, no centro de João Pessoa. Além dos novos empossados, estiveram presentes, na atividade, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-JP): o Secretário Marcio Diego Fernandes; o Secretário Adjunto, Vitor Cavalcante de Sousa Valério; e a Diretora de Assistência Social, Ana Carla Palmeira.

O CRESS/PB está sendo representado pela assistente social e coordenadora da Comissão de Seguridade Social, Raquel Alvarenga, como titular; a suplente é Jéssica Melo, assistente social e assessora administrativa do CRESS/PB.

Após a cerimônia de posse, os conselheiros se reuniram a portas fechadas para decidir quem iria presidir o conselho. A decisão foi que Valéria de Fátima Simões (representante da Casa Pequeno Davi) é a presidente na nova gestão, acompanhada da nova vice-presidente, Ariana Nogueira – Coordenadora do PETI (Sedes-JP).

Todos que estão sendo empossados hoje estão cientes da responsabilidade e da necessidade de que essa política [de Assistência Social] seja discutida pelo governo e pela sociedade civil, com o propósito de fazer que ela seja efetivada e chegue àqueles que mais precisam das ações, projetos e tudo aquilo que a Assistência garante.” – Valéria de Fátima Simões (CMAS/JP)

Confira a lista de conselheiros do CMAS/JP, na gestão 2019-2021:

Gabinete do Prefeito Raymundo Geraldo Teixeira de Carvalho Titular
Giulianna Mariz Maria Vasconcelos Suplente
SEDEC Marcella José da Costa Morais Titular
Fabiana Souza Uchôa Oliveita Suplente
SEDH Luciana Maria Brito Gomes Titular
Jacyelle Santos de Alcântara Suplente
Criança e Adolescente Valéria de Fátima Simões Soares (Casa Pequeno Davi) Titular
Rita de Cássia dos Santos Dantas (Aldeias Infantis SOS) Suplente
Idoso Marliete Arruda de Lima (Casa da Divina Misericórdia) Titular
Maria do Rosário dos Reis Silva (Lar da Providência Carneiro da Cunha) Suplente