Fonte: http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1149

Segunda, 29 de Dezembro de 2014.

CFESS divulga mensagem de final de ano à categoria

Imagem do material de campanha da chapa única que concorreu ao CFESSImagem do material de campanha da chapa única que concorreu ao CFESS e venceu as eleições (Divulgação)

Chegamos ao final de mais um ano! A contagem do tempo presente nos remete ao passado e nos projeta para o futuro! Tempo, tempo, tempo, tempo… Como nos lembra Drummond, “O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas (…) O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.”. Em tempos de individualismo possessivo, de consumismo, de barbarização da vida, de mercantilização de todas as dimensões do humano, é também tempo de renovar a consciência da potencialidade criativa, libertadora e emancipatória do trabalho humano! É tempo de preservar sonhos individuais e coletivos!

O Conjunto CFESS-CRESS iniciou 2014 em processo eleitoral para as gestões 2014/2017. Conselheiros/as desincompatibilizados/as, juntamente com novos/as profissionais, compuseram as chapas que concorreram às eleições, momento de fortalecimento da democracia interna, de reafirmação da construção coletiva e democrática e de organização política do Serviço Social brasileiro.

A gestão Tecendo na luta a manhã desejada (2014-2017) foi eleita para o CFESS com aproximadamente 76% de aprovação dos votos válidos. Chegamos ao final de 2014 com eleição e posse de todas as novas gestões dos CRESS, em especial com a criação e posse da nova gestão do mais novo CRESS, o CRESS 26ª Região, no estado do Acre.

A posse da nova gestão do CFESS foi dada pela gestão Tempo de luta e resistência (2011/2014) no dia 15 de maio de 2014, num momento de emoção e de uma transição marcada pelo compromisso com a continuidade da agenda política das últimas gestões do CFESS, patrimônio construído nas últimas décadas, expresso no projeto ético-político profissional. A campanha de gestão do Conjunto CFESS-CRESS 2011-2014, que teve o slogan Sem movimento não há liberdade, expressa o conteúdo e o sentido das ações das organizações da categoria na relação com a sociedade brasileira.

Nesse sentido, a campanha do Dia do/a Assistente Social 2014 dialogou diretamente com a população:Na Copa, comemorar o quê?. Foi com este mote criativo e provocativo que o Conjunto CFESS-CRESS, sintonizado com as demandas populares e da classe trabalhadora do país, mobilizou a categoria. A campanha foi elaborada a partir da temática Serviço social na defesa do direito à cidade no contexto dos megaeventos, definida pelo 42º Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado em 2013, estabelecendo intenso diálogo com movimentos sociais na defesa de direitos.

Dando continuidade à agenda política no âmbito das relações internacionais, o Conjunto CFESS-CFESS esteve representado na Assembleia da FITS e na Conferência Mundial de Serviço Social, Educação e Desenvolvimento Social realizada em julho, em Melbourne (Austrália). O CFESS, juntamente com demais organizações profissionais latino-americanas, tem lutado para garantir, na programação dos eventos internacionais fora da América Latina, a participação de conferencistas que expressem nossa realidade e direção ético-política. Comemoramos o reconhecimento da contribuição do Serviço Social brasileiro ao debate internacional, ao ser aprovado o nome da professora Marilda Iamamoto como conferencista neste evento.

A conferência de nossa querida professora Marilda Iamamoto foi no dia 10 de julho, com tradução para espanhol, francês, inglês, japonês e mandarim. Com o tema Mundialização do capital, desigualdade e Serviço Social, fez uma análise das contradições postas pelo capitalismo contemporâneo e seus impactos para a profissão, bem como o reconhecimento da diversidade do Serviço Social no mundo, reafirmando a construção coletiva e crítica do Serviço Social brasileiro e latino-americano.

Sendo início das novas gestões, a intensidade das atividades marcou o ano de 2014! Ainda em julho, realizamos o 6º Seminário de Gestão Administrativo-financeira do Conjunto CFESS-CRESS, evento realizado a cada primeiro ano das gestões do CFESS e dos CRESS/Seccionais. Antecedendo o 6º Seminário, realizou-se o Encontro de Assessorias Jurídicas, contando com expressiva participação dos CRESS. Em seguida, ocorreu a nona edição do Seminário de Capacitação das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFI), também realizado a cada triênio, com o objetivo de debater o papel da fiscalização numa perspectiva crítica, de defesa do espaço profissional e da melhoria da qualidade de atendimento à população usuária, e capacitar agentes fiscais e integrantes das novas gestões do Conjunto CFESS-CRESS.

O ano de 2014 foi marco da implantação da nova metodologia dos Encontros Nacionais. Sendo foro máximo de deliberação do Conjunto CFESS-CRESS, antecedido de Encontros Regionais nas cinco regiões do país, com participação de assistentes sociais proporcionalmente representados/as entre profissionais da base e das direções dos CRESS e do CFESS, o 43º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado de 18 a 21 de setembro, em Brasília (DF), foi um marco histórico. A partir deste ano, a nova dinâmica prevê nova metodologia: primeiro ano de gestão, a ênfase no planejamento das ações; no segundo ano, a ênfase no monitoramento e, no terceiro ano de gestão, na avaliação.

Além desse aspecto, o Encontro Nacional de 2014 envolveu os/as participantes, a partir do tema Projeto ético-político do Serviço Social: memória e resistência. Após a conferência de abertura, cinco assistentes sociais, representando cada região do país, com seus depoimentos e vivências de luta e resistência contra a ditadura empresarial-militar brasileira, trouxeram à consciência dos/as participantes o protagonismo e o patrimônio da categoria na luta pela democracia e liberdade. O tema teve como objetivo reafirmar o projeto coordenado pelo CFESS, por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos, intitulado Serviço Social, memórias e resistências contra a Ditadura Militar. Na oportunidade, foi lançado um vídeo que registra e dá visibilidade ao protagonismo de assistentes sociais na efetivação dos valores e princípios éticos que herdamos e com os quais temos o compromisso ético-político de efetivação. Mais informações sobre o projeto em andamento e o vídeo podem ser visualizadas clicando aqui.

Demos continuidade às inúmeras ações coletivas que têm feito a diferença no país, com a participação ativa em Conselhos, Conferências, Fóruns e Frentes na defesa de direitos sociais nas respectivas políticas sociais; publicação de CFESS Manifesta; visitas do projeto CFESS na Estrada; efetivação dos Grupos de Trabalho (GT) deliberados pelos Encontros Nacionais e que executam, de forma participativa, diferentes deliberações do Conjunto; publicação do Volume II do documento Sobre a Incompatibilidade entre Graduação à Distância e Serviço Social, realização do Curso Ética em Movimento, etc.

No âmbito da defesa da seguridade social brasileira e construção de mediações para enfrentamento da contrarreforma do Estado, foram realizados dois eventos de âmbito nacional. A Plenária Nacional do Conjunto CFESS-CRESS Política de Saúde e Serviço Social, nos dias 30 e 31 de outubro, e o 2º Seminário Nacional de Serviço Social na Previdência: 70 anos no INSS, nos dias 29 e 30 de novembro, ambos em Brasília. Em 2013, ocorreu uma Plenária, que debateu a política de assistência social. Esta, juntamente com a saúde e a previdência social, constituem áreas com maior inserção de profissionais. A realização desses eventos, com participação das representações das comissões/câmaras de seguridade social dos CRESS e participação aberta de profissionais e estudantes, permitiu o debate, a análise e a construção de estratégias comuns para enfrentamento coletivo num contexto de crise do capital e cada vez maior desmonte do fundo público e ampliação da acumulação capitalista. A reafirmação da concepção de seguridade social expressa na Carta de Maceió (2000) foi a tônica desses momentos, evidenciando a decisão acertada do 43º Encontro Nacional, de realização do Seminário Nacional de Seguridade Social em 2015.

No âmbito da comunicação, destacamos o avanço na garantia da acessibilidade. No início do ano, o CFESS lançou o Código de Ética do/a Assistente Social e a Lei de Regulamentação da Profissão (Lei nº 8662/93) nas versões em braile e em formato de audiolivro. Em setembro, mais um passo foi dado na acessibilidade ao maior número possível de pessoas com deficiência ao site do CFESS: a Solução Rybená Web. Este recurso permite a tradução de todos os textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a leitura em voz falada, para pessoas com deficiência visual. A partir de 2014, mais profissionais e internautas puderam ter acesso rápido e fácil a todo o conteúdo do site do CFESS, que já trazia uma série de recursos para o acesso de pessoas com deficiência.

Antecedendo o 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (ENPESS), em Natal (RN), no qual o CFESS esteve representado, ocorreu a reunião do GT Trabalho e Formação. Este foi constituído a partir de 2008, articulando o Conjunto CFESS-CRESS, a ABEPSS e a ENESSO em torno do Plano de Lutas Em Defesa do Trabalho e da Formação e Contra a Precarização do Ensino Superior. O GT Trabalho e Formação foi recomposto com a representação das novas gestões e, ainda em 2014, iniciou suas atividades, tendo em vista os desafios postos ao Serviço Social diante da crescente mercantilização da educação no país, trazendo consequências regressivas tanto ao trabalho quanto à formação profissionais. Resguardando a autonomia das entidades, foi reafirmada a aliança estratégia estre estas que partilham a direção social do projeto ético-político, renovando as forças para a luta e resistência que se vislumbra para 2015!

Neste presente que retoma o passado e nos remete ao futuro, reafirmamos o compromisso com a luta história dos/as assistentes sociais pela implementação da jornada de trabalho de 30 horas semanais sem redução salarial e pela aprovação do PL nº 5278/2009 – PL do Piso Salarial, que tramita no Congresso Nacional. A  composição mais conservadora do atual Congresso Nacional, juntamente com a crescente acumulação de capital, deverá se expressar no acirramento da luta de classes no país. A luta e resistência continuará sendo a tônica dos/as assistentes sociais brasileiros/as em 2015,  juntamente com a classe trabalhadora!

Assistente Social, convidamos você a se envolver na luta coletiva a partir de sua inserção profissional! Procure seu CRESS, participe das atividades propostas pelo Conjunto CFESS-CRESS, cadastre-se e convide outros/as a se cadastrarem no site do CFESS, para receber por e-mail o informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro, articule-se com demais profissionais, movimentos sociais e organizações que compartilham os princípios de nosso projeto profissional. Que em 2015 avancemos, tecendo na luta a manhã desejada! Agende e acompanhe os eventos planejados para 2015:

– Seminário Nacional Serviço Social: exercício profissional e direitos das identidades trans, com data prevista para junho na cidade de São Paulo (SP);

– 4º Seminário Nacional de Comunicação, 3 e 4 de setembro de 2015 no Rio de Janeiro (RJ);

– 44º Encontro Nacional CFESS-CRESS, 4 a 7 de setembro de 2015 no Rio de Janeiro (RJ);

– 2ª Congresso Internacional de Serviço Social de Porto Rico e 4ª Encontro Regional das Organizações Profissionais de Serviço Social da América Latina e do Caribe –  FITS, com o tema O Direito à Saúde e da Política Social: Desafios para o Serviço Social, nos dias 30 e 31 de outubro, em San Juan (Porto Rico). Prazo para envio de trabalhos até 31 de dezembro de 2014. Verhttp://www.congresotrabajosocial2015.com/;

– Seminário Nacional de Seguridade Social, de 19 a 21 de novembro na cidade de Belo Horizonte (MG);

– Conferência Mundial de Serviço Social, Educação e Desenvolvimento Social 2016, de 27 a 30 de junho de 2016, na cidade de Seul (Coréia do Sul). Prazo para envio de trabalhos maio a setembro de 2015. Ver http://www.swsd2016.org/.

O tempo de mais um ano chega ao fim e imediatamente o novo tempo, o novo ano se inicia! No tempo que nasce e renasce, é tempo de preservar sonhos! Que os valores e princípios coletivamente e historicamente construídos pelo Serviço Social brasileiro alimentem cada novo dia de 2015! Deixamos com vocês a poesia da conselheira Daniela Castilho, que nos convida a preservar sonhos em 2015:

 

Preservar Sonhos

(daniela castilho)

 

Saudades atemporais batem em minha janela

Como fantasmas desacorrentados e fugidios

É tempo de destemperar o caldo

De retemperar a memória

De contar histórias

É tempo sim

De viver amores sem fim

 

Saudades delirantes brincam em meu coração

Pintam arco-íris de pura emoção

É tempo de despedida

De atar a rede

De fechar o cerco

 

Saudades à beira do mar aberto

À procura de olhos que vejam a imensidão do infinito

É tempo de resignificar,

De plantar amoras no teu jardim

De resistências extraordinárias

 

Saudades predicativas se deslocam da folha de papel

Erguem muros dentro do meu céu

Bordam palavras de guerra e de luta

É tempo de resistir, de insistir

De bradar homens e mulheres reais

De tempos desiguais

 

Saudades dos que estiveram por aqui

De tempos ao contrário

De loucos, de catadores de sonhos

Depositados nos lixões do capital

É tempo de pré-história

De disputas inglórias

De reportagens notórias

 

Saudades dos que ficaram na história

Dos que se ergueram diante do último tiro

Pelos que derramaram quimeras vermelhas

É tempo de recontar, de se armar, de conhecer

E se preparar para entrar na história das emancipações.

 

Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)

Gestão Tecendo na luta a manhã desejada (2014-2017)