O ano de 2018 foi marcado por conquistas e momentos importantes para a categoria, com a criação de mais espaços para debate sobre a conjuntura da profissão de assistente social e do cenário político brasileiro. O CRESS/PB, em parceria com profissionais e outras instituições, realizou eventos sobre temas importantes para estudantes e profissionais de Serviço Social das áreas de Educação, Saúde, Assistência e afins.

Aqui, você pode relembrar e ficar por dentro de todos os eventos que ocorreram durante o ano de 2018. Em 2019, novas atividades serão realizadas para fortalecer, ainda mais, a categoria e o projeto ético-político da profissão.

Minicurso: Sistematização da Experiência Profissional dos(as) Assistentes Sociais inseridos(as) na Educação Básica

Nos dias 10 e 11 de abril, a Comissão de Educação do CRESS/PB realizou o minicurso sobre Sistematização da Experiência Profissional dos(as) Assistentes Sociais inseridos(as) na Educação Básica, com apoio do GETESS – GETESS – Grupo de Estudos Trabalho, Educação e Serviço Social, vinculado ao Departamento de Serviço Social da UFPB. O minicurso foi ministrado pela Profª Drª Adriana Férriz, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e teve como objetivo abordar a sistematização da experiência profissional das/os assistentes sociais que trabalham na educação básica.

Clique aqui e saiba mais sobre a atividade.

Agente Fiscal do Cress/PB discute sobre Sigilo Profissional com turma de Serviço Social da UEPB

No dia 17 de abril, a Agente Fiscal do Cress/PB, Isadora Costa, que exerce sua função na Seccional de Campina Grande, realizou uma intervenção nas turmas da disciplina de Ética do curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I.

Clique e saiba mais sobre a atividade.

Palestra “A importância do aprimoramento da prática profissional no espaço sócio-ocupacional”

No dia 27 de abril, a agente fiscal do Cress/PB, Luciane Oliveira, ministrou palestra com o tema “A importância do aprimoramento da prática profissional no espaço sócio-ocupacional”, organizada pela FPB (Faculdade Internacional da Paraíba), no auditório da SEDH (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano) João Pessoa. Além de Luciane, participou da palestra a pedagoga Tatiane Rocha. Estavam na audiência profissionais do Serviço Social da região, das mais diversas áreas.

Evento comemorativo do Dia do/a Assistente Social acontece em João Pessoa

No dia 16 de maio de 2018, aconteceu o evento comemorativo do Dia do/a Assistente Social, em João Pessoa. Com um grande público, entre profissionais e estudantes, foi realizada a palestra “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, ministrada pela Profª. Drª. Ivanete Boschetti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

Reunião de articulação do Fórum dos Trabalhadores/Trabalhadoras do SUAS da Paraíba

Em dezembro, aconteceu uma reunião de articulação do Fórum dos Trabalhadores/Trabalhadoras do SUAS da Paraíba, na sede do CRESS/PB. O encontro foi deliberado no I Seminário de Assistência Social, organizado também pelo CRESS/PB, na cidade de Pombal. Na oportunidade, estiveram presentes representantes de várias entidades, entre elas o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), o Sindicato de Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (Sinfemp), a Central de Trabalhadores(as) da Paraíba (CTB) e o Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Clique aqui e saiba mais sobre a atividade.

Palestra “O processo de organização da classe trabalhadora em tempos de desmonte da política de Assistência Social”

No dia 10/12, aconteceu a palestra “O processo de organização da classe trabalhadora em tempos de desmonte da política de Assistência Social”, como parte das atividades de articulação do Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS. A palestra foi ministrada por Daniela Castilho, Assistente Social, professora da UFPA, Conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), e integrante do Fórum Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores do SUAS (FNTSuas), realizada na Central de Aulas da UFPB.

Clique aqui e saiba mais sobre a atividade.

PARTICIPAÇÃO DO CRESS/PB EM OUTROS EVENTOS:

Cress/PB participa de I Encontro Nacional das Seccionais do Conjunto CFESS/Cress

Audiência pública sobre rede de atenção à população em situação de rua acontece no MPPB; saiba mais

XXVII Encontro Descentralizado Nordeste do conjunto CFESS-Cress acontece no Ceará

Cress/PB participa de 2º Seminário Nacional sobre o Trabalho do/a Assistente Social na Política de Assistência Social

47º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS acontece em Porto Alegre; saiba mais

Conselheira do CRESS/PB participa de Fórum Científico na FPB

Mariana Costa