Mesa de abertura: Raquel Alvarenga (CFESS), Shellen Galdino (Abepss), Jaqueline Barros (Enesso) e Lourdes Soares (UFPB).

A Semana do Assistente Social 2016 aconteceu entre os dias 11 e 13 de maio, em João Pessoa. O tema deste ano foi “80 anos de Serviço Social: uma profissão inscrita no Brasil”, trazendo grandes nomes do Serviço Social para debater temas importantes para a categoria. No dia 11/05,  o tema da palestra foi “A atuação profissional no contexto atual da Política da Saúde no Brasil”; no dia 12/05, “As particularidades do estágio na formação profissional do assistente social”; no dia 13/05, à tarde, “Condições  éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social: terceirização, sigilo e parecer social; no mesmo dia, à noite, “80 anos de Serviço Social no Brasil”. O evento contou com muitos estudantes e profissionais da área, que enriqueceram o debate e participaram deste momento importante para a profissão.

Dia 11/05

“A atuação profissional no contexto atual da Política da Saúde no Brasil”

No dia 11/05 (quarta-feira), a palestra  “A atuação profissional no contexto atual da Política da Saúde no Brasil” aconteceu no auditório Lindbergh Farias, no Hospital Universitário Lauro Wanderley, e contou com Raquel Araújo, assistente social do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) em João Pessoa, a Profª. Doutora do curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB – campus Campina Grande), Alessandra Ximenes, a Profª. Mestre e Coordenadora de Estágio da Fabex, Tiana Borba, e a assistente social do INSS, Ariadna Queltre.

Na mesa de abertura, participaram Jaqueline Barros (Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social – Enesso), que falou sobre os desafios do exercício e da formação profissional do assistente social; Raquel Alvarenga (Conselho Federal de Serviço Social – CFESS), que fez um levantamento histórico do Serviço Social e de eventos importantes que estão sendo organizados pelo CFESS; Kassandra Menezes (Cress/PB), que falou sobre o papel social do profissional e o atual contexto do Serviço Social; Merilin França (Cress/PB), que falou sobre a Comissão de Seguridade Social do Cress/PB e da importância do fortalecimento da categoria; Roberta Cristina Xavier (Hospital Universitário Lauro Wanderley), que destacou as dificuldades e desafios da profissão; e Isabel Barroso (HULW), que falou sobre a evolução do Serviço Social ao longo dos anos e da importância do assistente social.

Mesa de abertura: Jaqueline Barros (Enesso), Raquel Alvarenga (CFESS), Kassandra Menezes (Cress/PB), Merilin França (Cress/PB), Roberta Cristina (HULW) e Isabel Barroso (HULW).
Mesa de abertura: Jaqueline Barros (Enesso), Raquel Alvarenga (CFESS), Kassandra Menezes (Cress/PB), Merilin França (Cress/PB), Roberta Cristina (HULW) e Isabel Barroso (HULW).

A professora Alessandra Ximenes deu início à palestra e fez uma análise do atual contexto sociopolítico do Brasil e os reflexos nas Políticas de Saúde, com destaque ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o debate sobre a sua privatização. A assistente social Raquel Araújo deu continuidade ao evento, falando sobre o papel do assistente social no NASF em João Pessoa, o desenvolvimento da população diante do contexto da Saúde e as dificuldades e desafios de trabalhar com outros profissionais da saúde. A professora Tiana Borba fez uma análise da Política de Assistência Social, também falou sobre o atual contexto político brasileiro e os reflexos na profissão do/a assistente social. Encerrando a palestra, a assistente social Ariadna Queltre falou sobre a atuação e os desafios do Serviço Social na Previdência e o trabalho do assistente social na garantia de direitos da sociedade.

dia 11
Palestrantes Raquel Araújo (NASF), Alessandra Ximenes (UEPB), Tiana Borba (Fabex) e Ariadna Queltre (INSS).

Para mais fotos do evento, clique aqui.

Dia 12/05

“As particularidades do estágio na formação profissional do assistente social”

No dia 12/05 (quinta-feira), a palestra  “As particularidades do estágio na formação profissional do assistente social” aconteceu no Auditório 412, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), na Universidade Federal da Paraíba, e contou com Silvia Moreira, aluna de Serviço Social da Fabex, Francinete Mascena, conselheira do Cress/PB Seccional Campina Grande, e Cristina Araújo, assistente social e Supervisora de Estágio na Saúde.

O evento teve início com a fala de Mauricélia Cordeira, atual Presidente do Cress/PB, sobre o atual momento político do Brasil, sobre a luta do Cress/PB em defesa da democracia e a importância do fortalecimento da categoria. Na mesa de abertura, participaram Fabiana Alcântara, conselheira da Comissão de Formação Profissional do Cress/PB; Jaqueline Clivânia, representante de estágio da Unopar; Flávio Nery, vice-presidente do Cress/PB e representante de estágio na FPB e Unip; a Profª. Ms. Tiana Borba, coordenadora de estágio da Fabex; a Profª. Ms. Sandra Amélia, coordenadora de estágio da UEPB; e a Profª. Dra. Marlene Barbosa, coordenadora de estágio da UFPB. Os/as convidados/as falaram sobre os desafios da formação profissional do assistente social e da importância do evento em abrir esse debate com a categoria.

Dia 12
Mesa de abertura: Marlene Barbosa (UFPB), Sandra Amélia (UEPB), Francinete Mascena (Cress/PB), Tiana Borba (Fabex), Mauricélia Cordeira (Cress/PB), Jaqueline Clivânia (Unopar) e Flávio Nery (Cress/PB e FPB).

Dando início à palestra, Francinete Mascena destacou os rebatimentos do contexto político na profissão do/a assistente social e os desafios do estágio: projetos e leis que prejudicam a formação profissional, a Reforma da Previdência, dificuldades na supervisão do estagiário de Serviço Social e falta de condições para o alinhamento com a Política Nacional de Estágio. Sílvia Moreira ressaltou as dificuldades políticas da classe trabalhadora, a mercadorização da profissão e desafios na formação do assistente social. Cristina Araújo encerrou a palestra, falando sobre a fragilidade da categoria, dificuldades na supervisão do estagiário, devido à desqualificação do profissional e a necessidade de aproximar teoria e prática do Serviço Social.

dia 12 - m
Palestrantes: Sílvia Moreira (Fabex), mediadoa da mesa Fabiana Alcântara (Cress/PB), Francinete Mascena (Cress/PB) e Cristina Araújo.

“O Cress/PB está de parabéns por promover o primeiro curso de formação de supervisão de estágio, pois esse é o momento de se avaliar o contexto adverso de regressão dos direitos sociais e de retrocesso das conquistas da classe trabalhadora. Esse público, formado por estudantes e professores, precisa debater as particularidades e a Política Nacional do Estágio como instrumento de luta, e os desafios que são postos na formação do profissional só vêm a fortalecer a categoria, no intuito de buscar estratégias de enfrentamento. A luta continua para defender o Serviço Social, que há 80 anos vem trabalhando para cuidar das demandas da classe trabalhadora”. (Francinete Mascena)

Para mais fotos do evento, clique aqui.

Dia 13/05 – Tarde

“Condições éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social: terceirização, sigilo e parecer social”

No dia 13/05, à tarde, a palestra “Condições éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social: terceirização, sigilo e parecer social” aconteceu no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), na UFPB, e contou com Sylvia Terra, assessora jurídica do CFESS.

Na mesa de abertura, estavam a Presidente do Cress/PB, Mauricélia Cordeira, que falou sobre a importância do evento para a categoria, especialmente diante da conjuntura política do Brasil atualmente; Tárcio Teixeira, ex-presidente do Cress/PB, que também falou sobre o momento político que o país se encontra; Raquel Alvarenga, que destacou a importância do debate; e Marcelo Sitcosvsky, representante do Sindicato dos Professores da Universidade Federal da Paraíba (Aduf-PB), que se posicionou sobre o contexto da política brasileira.

Mesa de abertura: Raquel Alvarenga (CFESS), Marcelo Sitcovsky (Aduf-PB), Mauricélia Cordeira (Cress/PB) e Tárcio Teixeira.
Mesa de abertura: Raquel Alvarenga (CFESS), Marcelo Sitcovsky (Aduf-PB), Mauricélia Cordeira (Cress/PB) e Tárcio Teixeira.

A palestra, mediada por Raquel Alvarenga, foi ministrada por Sylvia Terra, que destacou o posicionamento político “corajoso” do Serviço Social brasileiro, o Código de Ética do Assistente Social e as conquistas políticas da categoria, a normatização, regulamentação, condições de trabalho e direito de sigilo da profissão do assistente social.

Palestrante: Sylvia Terra (CFESS).
Mediadora: Raquel Alvarenga (CFESS). Palestrante: Sylvia Terra (CFESS).

“Esse evento comemora os 80 anos de Serviço Social e, sobretudo, a luta do assistente social que vem empreendendo a conquista da democracia e da liberdade, numa perspectiva do projeto ético-político da categoria. Todos os trabalhadores que compõem o conjunto CFESS/CRESS, que sempre tiveram a disposição para a luta, hoje vão, mais do que nunca, continuar lutando pelo restabelecimento da democracia e dos direitos. Esse evento possibilita uma reflexão, para que a gente possa reconquistar nosso espaço democrático”. (Sylvia Terra)

Para mais fotos do evento, clique aqui.

Dia 13/05 – Noite

“80 anos de Serviço Social no Brasil”

No dia 13/05, à noite, a palestra sobre “80 anos de Serviço Social no Brasil” aconteceu também no auditório do CCJ, na UFPB, e contou com Raquel Alvarenga (CFESS) e com o Prof. Doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcelo Braz. No local, foram distribuídos o material da Campanha de Valorização da Profissão do/a Assistente Social, realizada pelo Cress/PB, incluindo a apresentação do vídeo da campanha, que já circula em canal de grande circulação (https://goo.gl/pSR0ht). A representante do Departamento de Serviço Social da UFPB, Lourdes Soares, a representante do Enesso, Jaqueline Barros, a representante da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), Shellen Galdino e a conselheira do CFESS, Raquel Alvarenga, participaram da mesa de abertura.

Mesa de abertura: Raquel Alvarenga (CFESS), Shellen Galdino (Abepss), Jaqueline Barros (Enesso) e Lourdes Soares (UFPB).
Mesa de abertura: Raquel Alvarenga (CFESS), Shellen Galdino (Abepss), Jaqueline Barros (Enesso) e Lourdes Soares (UFPB).

Ainda durante a abertura, representante do Cress/PB fez a leitura da Nota de Repúdio contra o blog Perito.Med, que fez acusações caluniosas contra profissionais da saúde e do Serviço Social (você pode ler aqui), e a conselheira do Cress/PB, Cristina Chaves, prestou uma homenagem à assistente social e militante Elisa Mineiros, que faleceu no último dia 10 de fevereiro, deixando um legado de luta e resistência para a categoria.

Dando início à palestra “80 Anos de Serviço Social no Brasil”, Raquel Alvarenga (CFESS) fez um levantamento histórico do Serviço Social brasileiro, as mudanças e a trajetória política da profissão, ao longo do anos, trazendo a memória de Elisa Mineiros e os movimentos sociais no estado. Marceo Braz (UFRJ) fez uma análise do atual contexto político do país, fazendo um breve histórico de importantes movimentos sociais, e ressaltou o avanço do projeto profissional dos/as assistentes sociais e as conquistas dos trabalhadores.

13235536_1140974795924910_7873288049024372170_o
Palestrantes Marcelos Braz (UFRJ) e Raquel Alvarenga (CFESS).

“O evento ocorre em um momento muito importante, não apenas pelos 80 anos da profissão, mas por esse momento dramático que estamos vivendo na política brasileira. Nós estamos podendo levantar a moral dos assistentes sociais para aquilo que eles já acumularam historicamente. Que nós possamos sair dessas comemorações com mais forças para enfrentar a realidade que vem por aí. Esse evento acerta em cheio em tematizar o debate das lutas do Serviço Social ontem, hoje e no futuro”. (Marcelo Braz)

Para mais fotos do evento, clique aqui.

 

Mariana Costa – JP/PB 3569

Assessoria de Comunicação 

Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba – CRESS/PB

E-mail: assessoriacresspb@gmail.com