O Presidente do Conselho Regional de Serviço Social, o Assistente Social Tárcio Teixeira, participou de ato público organizado pelos/as trabalhadores/as da FUNDAC, fez um intervenção de apoio, convocou todos/as para lutar por seus direitos e colocou o Conselho a disposição de qualquer movimento que lute para garantia de que crianças e adolescentes sejam definitivamente tratados como prioridade absoluta. Segue texto elaborado e enviado por profissional da FUNDAC.

Servidores da FUNDAC paralisam por 24 horas e protestam em frente ao Palácio da Redenção

Os servidores da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente da Paraíba-FUNDAC, que trabalham nas unidades  socioeducativas do Estado,  cruzaram os braços nesta quarta-feira, 17, para participar do Dia Estadual de Luta com paralisação.

O objetivo da mobilização foi pressionar o  Governo  para o atendimento das reivindicações da categoria, que incluem reajuste salarial, revisão do Plano de Cargo e Carreira, descongelamento do incentivo funcional e do benefício de risco de vida, além de implantação da mudança de nível e contratação de mais profissionais. A  decisão foi tomada em assembleia geral convocada pelo Sindicato que representa a categoria, no último dia 09 de outubro.

A programação do Dia Estadual de Luta com paralisação começou às 08 horas da manhã com concentração nas unidades do CEA, CEJ, Casa Educativa e Semiliberdade, em João Pessoa e nas demais unidades do Estado.  No CEA, os funcionários se reuniram com os familiares dos internos e lembraram o companheiro Mota, agente protetivo daquela casa, que foi assassinado no pleno exercício da profissão, no início do ano. Em seguida, se dirigiram para a sede da FUNDAC, no centro de João Pessoa, onde houve um ato público. Logo depois, os manifestantes saíram em caminhada pelas principais ruas do centro da capital até o Palácio da Redenção, onde ocorreu mais um ato público,  com a presença dos servidores da FUNDAC, lideranças sindicais e representantes dos conselhos de Serviço Social e de Enfermagem, que usaram da palavra em apoio ao movimento.

Uma comissão encabeçada pela presidente do Sindicato dos funcionários da FUNDAC, Lúcia Brandão, foi recebida pelo Secretário Executivo Chefe da Casa Civil do Governo do Estado,  Lúcio Flávio Vasconcelos, para receber um documento com as principais reivindicações da categoria. A categoria estipulou um prazo de 15 dias para análise das negociações com o Governo, caso não sejam favoráveis novos rumos serão tomados pelo movimento, não sendo descartada uma greve por tempo indeterminado.

Texto: Lúcia de Fátima Figueiredo.