Caríssimas/os colegas,

Eis que nos aproximamos de mais um pleito eleitoral em nosso País, por meio do qual escolheremos os nomes que assumirão a Presidência da República, o Senado, a Câmara Federal, as Assembleias e os Governos Estaduais. Neste contexto, nós, assistentes sociais, não devemos nos esquivar, pois somos conclamados a reafirmar nosso posicionamento ético-político em defesa da cidadania e da democracia, refutando todo e qualquer tipo de arbitrariedade e ilicitude que deturpe os direitos humanos, dentre os quais, os direitos políticos, adquiridos com sangue, suor e lágrimas.

No ano passado, durante o 42º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado em Recife/PE, o Serviço Social tomou como agenda política a defesa do direito à cidade no contexto dos megaeventos (Copa do Mundo e Olimpíadas), considerando que tal direito contempla a questão urbana (mobilidade, acessibilidade, moradia, saúde, educação, lazer etc.). Os levantes de junho de 2013 deixaram patente o inconformismo e a revolta da população usuária dos serviços sociais frente à inércia, ineficiência, ineficácia e à corrupção políticas, impregnadas em todo o tecido social brasileiro. O Conjunto CFESS-CRESS não se furta ao momento histórico, explicitando que o Serviço Social apoia e caminha ao lado dos movimentos sociais, nossa marca histórica desde a Reconceituação da profissão.

O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/PB – 13ª Região), ao se debruçar sobre a atual conjuntura do nosso Estado, e partindo da concepção de que nosso Conselho não se limita, apenas, a disciplinar, orientar, fiscalizar e defender o exercício da profissão de assistente social, mas, também, à militância política, ponderou a necessidade de levar àquelas/es que pretendem nos representar no Legislativo e no Executivo, propostas de governo a partir das/os profissionais de todos os recantos da Paraíba.

Assim sendo, solicitamos de cada assistente social, sugestões do que deveria ser prioridade para as/os próximas/os agentes políticas/os que ocuparão a Presidência da República, o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa e o Congresso Nacional. Nossa categoria é conhecida pela capacidade e poder de articulação, mobilização, sensibilização e conscientização políticas, o que a qualifica para um processo maduro de proposições de programas de governo e de legislatura. Ademais, por estar inserida na política social – da concepção à avaliação – nossa categoria tem contribuições substanciais para esta questão, por apreender, no cotidiano dos distintos espaços sócio-ocupacionais nos quais se insere, as fissuras e falhas nas estruturas dos planos, programas e projetos governamentais.

Nosso intuito é compilar as sugestões que nos chegarem e organizá-las em forma de carta-proposta do Serviço Social paraibano. Aproveitamos o ensejo para expressar nossa gratidão pela confiança depositada em nossa equipe e convocarmos todas/os as/os assistentes sociais a caminharem conosco, defendendo e promovendo o projeto ético-político profissional do Serviço Social.

Com elevada estima,

CRESS/Paraíba – 13ª Região

Gestão 2014-2017 – “Seguir na Luta, Forte e Independente”