Logo que iniciou do ano o Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região – Paraíba (CRESS/PB) começou a fazer contato com as diversas Secretarias Municipais dos mais variados municípios, isso porque a atual gestão do Conselho (CRESS na Luta, Forte e Independente!) entende que o início dos mandatos dos/as novos/as prefeitos/as e secretários/as é uma ótima oportunidade para abrir o diálogo e apresentar as reivindicações da categoria e dos/as usuários/as das diferentes políticas públicas.

Após participar de diversas reuniões nos municípios de Patos e enquanto fazíamos as articulações do CRESS/PB em Campina Grande, ligamos para Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa para saber em qual data seria nossa reunião; na oportunidade fomos informados que no dia 23 de janeiro teríamos uma reunião com o Secretário de Saúde, mas que essa reunião seria com todos os Conselhos de Fiscalização da Profissão. Ainda no momento que a funcionária repassava das informações sobre a reunião, a servidora que nos atendia comunicou que uma assistente social tentou agendar uma reunião com o secretário e, diante da dificuldade de agenda, essa profissional poderia entrar em contato com o Conselho e pedir para as solicitações da categoria serem apresentadas na reunião anteriormente referida.

Na reunião com o Secretário Municipal de Saúde de João Pessoa, além do CRESS/PB, contou com a presença dos/as Diretores/as dos cinco Distritos Sanitários e seguintes Conselhos Profissionais: Conselho Regional de Psicologia (CRP), Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Educação Física (CREF), Conselho Regional de Odontologia (CRO), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), Conselho Regional de Farmácia (CRF), Conselho Regional de Fonoaudiologa (CREFONO) e o Conselho Regional de Enfermagem (COREN).

A pauta da reunião foi formulada para tratar das inspeções realizadas pelos Conselhos e das possíveis interdições dos serviços. Ficou estabelecida uma parceria entre os presentes, ficando a Secretaria de Saúde responsável por solucionar as pendências existentes e fazer o maior esforça para atender as demandas vindas das diferentes normatizações e os Conselhos de contribuir com o repasse das informações coletadas nas inspeções, com capacitações e repasse de dados relativos as especificidades de cada profissão, além de exigência de quitação dos/as profissionais junto aos Conselhos de Classe.

Os/as representantes do CRESS/PB na reunião, o Presidente Tárcio Teixeira e a Segunda Tesoureira Josimery Amaro, não poderiam limitar suas intervenções a pauta apresentada pelo Secretário e, além de tratar da pauta sugerida, protocolou ofício relacionado a Lei de Regulamentação da Profissão e Código de Ética (Condições Ética e Técnicas para o Trabalho Profissional, no máximo 30h de trabalho sem redução de salários e estágio supervisionado), sobre a campanha nacional por concurso público e pauta de reivindicações da categoria enviada ao e-mail do CRESS-PB. Sobre os aspectos anteriormente apresentados o Secretário recebeu pessoalmente os documentos, comprometeu-se publicamente em agendar uma reunião com o CRESS/PB para tratar das especificidades do Conselho e relatou que a gestão não só vai chamar mais profissionais do concurso em aberto, como irá realizar novo concurso o mais breve possível.

Gestão CRESS Na Luta, Forte e Independente! Atentos/as aos direitos da categoria profissional e da população usuária.

ofício relacionado a Lei de Regulamentação da Profissão e Código de ÉticaSaúdeJPReivindicações