Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Live “Retificação do nome civil das pessoas trans: avanços e desafios”

21/07/2021 às 19:00 - 21:00

No próximo dia 21 de julho de 2021 (quarta-feira), às 19h, o CRESS-PB, por meio da Comissão de Ética e Direitos Humanos, irá realizar a live “Retificação do nome civil das pessoas trans: avanços e desafios”.

Sabemos que desigualdade social é estruturada pelas dimensões de classe, de raça e de sexo (incluindo sexualidade). Dessa forma, a sociabilidade capitalista com as particularidades da nossa formação social brasileira historicamente impossibilitou o acesso aos direitos aos sujeitos que não se enquadram no padrão legitimado socialmente: homens brancos e ricos.

Um dos grupos socialmente discriminados por questionar no corpo e na vida social a identidade de gênero imposta pelos padrões binários de uma sociedade cis e heterossexista, é a população trans e travesti. Além de diversos direitos negados, inclusive o direito de existir, já que o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo, e do precário ou nulo acesso às políticas sociais, o direito à retificação do nome civil é recente no país. Apesar dos avanços, fruto da luta histórica do movimento de travestis e transexuais, tal direito ainda possui inúmeros desafios para ser garantido.

A ação visa reforçar o compromisso do CRESS/PB e do Serviço Social no combate às explorações e às opressões de raça, gênero e sexualidade, adensando a luta pelos direitos sociais e humanos das pessoas trans.

Mediador:

Iago Fernandes Assistente Social e Coordenador da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CRESS/PB.

Palestrantes:

Pietra Azevedo – Travesti antropóloga transfeminista. Bacharela em Ciências Sociais/UERN (2017). Mestra em Antropologia Social pelo PPGAS/UFRN (2020). Integrante do Grupo Gênero, Corpo e Saúde (GCS/UFRN) e do Grupo de Estudos Culturais (GRUESC/UERN). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial em Ciências Sociais PETCIS/UERN (2017). Realizou intercâmbio no Instituto Universitário de Lisboa/ISCTE-IUL (2017), onde estudou um semestre na Licenciatura em Antropologia. Fez parte da equipe editorial da Revista Equatorial (2018-2020). Tem interesse na área de Antropologia, com ênfase nos estudos das relações de gênero e sexualidades. Coordenadora regional da Atransparência-RN.

Filipe Morais – Advogado Militante LGBTIAA+.  Membro da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/PB. Ex assessor jurídico do Centro de Cidadania LGBT de João Pessoa. Pós-Graduando em Direito e Processo Civil. Funcionário do setor administrativo do CRESS/PB.

Detalhes

Data:
21/07/2021
Hora:
19:00 - 21:00
Website:
https://www.youtube.com/channel/UCa72C2wdOJIuARYfgLwxTng

Local

Canal do CRESS no YouTube
Ver site do Local