O Conselho Regional de Serviço Social, representado por Dalnes Cristine de Freitas Gondim (agente fiscal) e Valdineri Nunes Ferreira (conselheiro coordenador da COFI), esteve presente no 44º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, realizado na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 7 de setembro de 2015. Os representantes do CRESS participaram, ainda, do 4º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, realizado nos dias 3 e 4 de setembro, também no Rio, antecedendo as atividades do Encontro Nacional.

Seguindo a nova metodologia aprovada no 43º Encontro Nacional (Brasília, setembro de 2014), este foi o ano de monitorar as deliberações assumidas pelo Conjunto, no intuito de revisá-las, aprimorá-las ou suprimi-las, buscando identificar e combater as dificuldades para execução das decisões tomadas. Na ocasião, dentre várias discussões, foram aprovados os valores das anuidades, taxas e emolumentos a serem praticados no exercício de 2016; a nova versão da Política Nacional de Comunicação do Conjunto; o processo de recadastramento profissional (obrigatório); as novas cédulas de identidade profissional (policarbonato com chip).

No próximo ano será a vez da avaliação das deliberações, num contexto em que se comemoram os 80 anos do Serviço Social no Brasil (ano de fundação da primeira escola formadora de assistentes sociais). Até lá, muito temos a trilhar, rompendo os obstáculos postos aos nosso Projeto Ético-Político, num contexto de “ofensiva neoconservadora e Serviço Social no cenário atual”, tema central do Encontro Nacional, amplamente debatido pelos delegados/as, observadores/as e convidados/as presentes no Rio de Janeiro.

Resta-nos a motivação injetada pelo balanço geral do cumprimento das deliberações do Conjunto até o momento, as quais apontam para um projeto de sociedade mais justa e igualitária, não restrito aos/às assistentes sociais, não corporativista, mas na direção da defesa e promoção dos direitos humanos, via políticas sociais amplas, sólidas e de qualidade para o Brasil.

Leia mais a respeito do 44º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS e do 4º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS na página do Conselho Federal: www.cfess.org.br

CRESS 13ª Região / Paraíba

Gestão 2014-2017: “Seguir na Luta, Forte e Independente”