Para acessar a nota em PDF, clique aqui.

O CRESS/PB, por meio da gestão “Tempos de resistir, tempos de não se calar”, vem a público se colocar em defesa de um plano de vacinação público no âmbito municipal, estadual e federal que atenda toda população brasileira e que contemple no rol de prioridade às/aos trabalhadoras/es do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, considerando o fato do atendimento direto desses/as profissionais às populações mais atingidas pela pandemia.

Esta semana, o Brasil iniciou a vacinação contra a Covid-19. Depois de onze meses da pandemia instaurada no país, da inércia e desarticulação do governo federal no seu enfrentamento, finalmente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial dos imunizantes CoronaVac e de Oxford.

A defesa da vacinação de todas/os pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como uma estratégia coletiva no âmbito da política de saúde pública e estatal, é central no enfrentamento à pandemia da Covid-19, que já ceifou mais de duzentas mil vidas no Brasil (CFESS, 2021).

Na Paraíba, as vacinas chegaram na noite desta segunda-feira (18). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), após a chegada das doses, em até 24h, todas as cidades da Paraíba devem estar abastecidas. De acordo com o Ministério da Saúde, 92.960 doses foram enviadas para o estado.

Estabeleceu-se um cronograma para imunização de grupos prioritários. Entretanto, os/as trabalhadores/trabalhadoras do SUAS que continuaram seu processo de trabalho no período da pandemia, viabilizando o acesso de milhões de usuários/usuárias aos direitos sociais, não foram incluídos em nenhuma etapa de vacinação.

Nesse sentido, o CRESS enviou ofício ao Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Desenvolvimento Humano, Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Estadual de Assistência Social, solicitando a inclusão dos profissionais da política de assistência no plano estadual de imunização contra a Covid-19.

Assistentes sociais têm uma contribuição fundamental no diálogo, orientação e mobilização da população para a participação e para o acesso à vacinação na rede pública de saúde (CFESS). No caso dos profissionais do SUAS, considerando a importância dessa política e a essencialidade dos seus serviços durante a pandemia, é de suma importância que esse segmento de trabalhadoras/es seja vacinado, devido ao nível de exposição diária que estão submetidas/os.

VACINA PARA TODAS E TODOS! INCLUSÃO DOS/AS PROFISSIONAIS DO SUAS NOS GRUPOS PRIORITÁRIOS!

A Diretoria

Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região – Paraíba