O 7º Seminário Nacional de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS realizou, nesta quarta-feira (3), o seu primeiro dia de programação em Campo Grande (MS), reunindo cerca de 150 participantes. O evento, promovido pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), ocorre a cada triênio e tem como objetivo promover reflexões sobre os desafios atuais da comunicação no Serviço Social brasileiro.

Nesta edição, o Seminário contou também com a organização do Conselho Regional de Serviço Social 21ª Região/MS. O evento antecede o 52° Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, que acontecerá de 4 a 7 de setembro.

A mesa de abertura contou com a participação de Emilly Marques (CFESS), Carmem Barbosa (CRESS-MS), Leile Teixeira (Abepss), Math Costa (Enesso) e Gerson Jara (Sindjor/MS), que destacaram a importância de fortalecer o diálogo sobre comunicação e direitos sociais.

Em seguida, foi realizada a mesa “Colonialismo digital, inteligência artificial e algoritmos do preconceito e da exploração”, com as contribuições de Walter Lippold (UFRGS) e Pâmela Ortiz (Mídia Ninja/Floresta Ativista). À tarde, os participantes acompanharam a mesa “Ataque à democracia e a dominação pela desinformação e pelo consumo”, que teve como convidados Ana Mielke (Intervozes) e Leonardo Koury (CFESS/FNDC).

O CRESS Paraíba está representado no Seminário pela assistente social e assessora especial Jéssica Mélo e pela jornalista e assessora de Comunicação Juliana Carneiro. A assistente social e conselheira suplente do CFESS pelo estado da Paraíba, Raquel Alvarenga, também participa do evento.

O seminário segue nessa quinta-feira (4) com a Oficina de Audiodescrição para acessibilidade em imagens, vídeos e redes, ministrada por Mylena Rodrigues e Felipe Mianes, audiodescritores da empresa AD em Todos os Cantos. A expectativa é de que a oficina contribua para aprimorar o trabalho de comunicação e ampliar a inclusão nas produções dos Conselhos Regionais.

Fotos: CRESS-MS e CFESS

#52encontronacionalcfesscress#serviçosocial
#cresspb