📣 A luta anticapacitista é bandeira urgente para assistente social! Hoje é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro e o Serviço Social tem compromisso ético contra todas as formas de preconceito e opressão!

Você sabia? No 50º Encontro Nacional CFESS-CRESS, inclusive, a categoria aprovou ações importantes sobre o tema da luta anticapacitista, que pautará as comemorações do Dia da(o) Assistente Social 2024, além da realização de um Seminário Nacional sobre o assunto, em Recife em 2025. O CFESS também lançará a nova edição da série “Assistente Social no combate ao preconceito: anticapacitismo”.

E vem novidade por aí: na próxima semana, será gravado o Glossário em Libras do Serviço Social, com os principais termos da profissão na Língua Brasileira de Sinais e seu significado! Também para 2023, está prevista a criação de Comitês Anticapacitistas de Assistentes Sociais, nos CRESS e no CFESS. Procure seu regional e saiba como participar!

Outro debate é sobre a Avaliação Biopsicossocial da Deficiência, resultante do art. 2º da Lei 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão), que se encontra em vigência desde janeiro de 2018, contudo, ainda sem regulamentação. Nesse sentido, por meio do Decreto 11.487/2023, foi instituído, no Ministério dos Direitos Humanos, um Grupo de Trabalho sobre a Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência, que coordenará os trabalhos de regulamentação no âmbito federal, articulado com estados e municípios. As reuniões do GT são transmitidas ao vivo pelo canal do MDH no YouTube, você pode acompanhar!

🌻📲 Acesse também o livro “Anticapacitismo e exercício profissional: perfil de assistentes sociais com deficiência” no site do CFESS: www.cfess.org.br

#Descriçãodaimagem Carrossel com 8 cards na cor azul traz ilustrações de símbolos das pessoas com deficiência, a árvore do Código de Ética, ilustrações de comunicação em Libras e informações sobre as ações do Serviço Social e as novidades.