No último dia 26 de setembro, foi realizada uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a “Perspectiva de Extinção do Serviço Social no INSS”. Estiveram presentes assistentes sociais, trabalhadores do INSS e representantes do CFESS.

Na oportunidade, a assistente social aposentada pelo INSS, Lúcia Lopes, fez uma fala sobre a importância do Serviço Social para a população brasileira e os danos da extinção do Serviço Social no INSS. Confira:

A assistente social e deputada federal, Luiza Erundina (PSOL-SP), também participou da sessão e falou sobre os retrocessos do Serviço Social brasileiro, da formação profissional das(os) assistentes sociais e da necessidade de reagir para mudar a atual conjuntura. Confira:

Luta em defesa da permanência do Serviço Social no INSS

Uma importante bandeira de luta do Conjunto CFESS-CRESS é a defesa da previdência social pública, universal e de qualidade. Recentemente, foi encaminhada uma portaria, pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que propõe novo Regimento Interno para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O documento, enviado para apreciação dos/as superintendentes e gerentes-executivos/as da autarquia, apresenta uma nova estrutura para o INSS, em que, entre outras mudanças, exclui o Serviço Social e abre espaço para atuação de “agentes externos” na prestação dos serviços previdenciários.

O CRESS⁄PB repudia os incisivos ataques às políticas sociais e serviços públicos que o governo golpista de Michel Temer vem travando ao longo de sua permanência no poder. Reconhecemos que extinguir as ações do Serviço Social e terceirizar a Reabilitação Profissional tem por objetivo restringir o acesso aos benefícios previdenciários e ao Benefício de Prestação Continuada – BPC.

Nesse sentido, o CRESS⁄PB reconhece o compromisso que o Serviço Social do INSS tem com a população usuária dos benefícios previdenciários e assistenciais e reafirma veementemente a defesa desse serviço como “direito dos trabalhadores e trabalhadoras”.

Diga não ao desmonte do Serviço Social e da Reabilitação Profissional do INSS! Não a reforma da Previdência!

Confira mais imagens da audiência

Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região – Paraíba

Gestão Avançar Sem Temer – 2017/2020