Neste 15 de maio, é celebrado o Dia do/a Assistente Social em todo o Brasil. Este é fundamental para relembrar as lutas da categoria, que trabalha, há mais de 80 anos, em defesa dos direitos das/os trabalhadoras/res e de um exercício profissional justo e legal. “Em tempos de ataque aos direitos da população, dentre eles direitos trabalhistas, direitos sociais, a escolha do Serviço Social brasileiro é a resistência! Em tempos de avanços da onda conservadora e reacionária, a escolha da categoria de assistentes sociais é a resistência! Em tempos de desmontes das políticas sociais, o Conjunto CFESS-CRESS e os/as profissionais do país escolhem a resistência! É com esse mote, ‘Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora!’, que o Conjunto CFESS-CRESS convida a categoria de assistentes sociais a celebrar o Dia do/a Assistente Social, 15 de maio”, é o que diz a mais nova edição do Serviço Social é Notícia, publicada pelo CFESS.

O eixo central da campanha adotada pelo conjunto foi definido no 46º Encontro Nacional, em 2017, reforçando o alerta para continuar resistindo e lutando contra o cenário atual e as contrarreformas importas pelo governo ilegítimo.

Não é possível falar de resistência no Brasil atual sem associar a isso o combate às desigualdades produzidas e reproduzidas sob a ordem do capital e o combate ao racismo, em suas diversas manifestações. Nesse contexto, são inúmeras as deliberações do Conjunto CFESS-CRESS em andamento, que fornecem elementos para dialogar
com os/as assistentes sociais sobre a resistência necessária ao contexto de precarização das condições e relações de trabalho. “É importante reiterar que nosso horizonte sempre foi e continua sendo o de uma resistência coletiva e implica o chamamento a fortalecer as entidades representativas de trabalhadores/as nos diferentes espaços de trabalho. Nessa direção, temos organizado seminários sobre os distintos espaços sócio-ocupacionais, proporcionando debates e formulação de estratégias coletivas de ação”, avalia a presidente do CFESS, Josiane
Soares.

Fonte: CFESS

Em um momento de resistência e desafios, é imprescindível a participação ativa da categoria em todos os espaços sócio-ocupacionais, para fortalecer o exercício profissional e a classe trabalhadora em geral. O conjunto CFESS-CRESS parabeniza todas/os pelo Dia do/a Assistente Social e continuará na luta para avanços e conquista de direitos para toda a população brasileira.

Eventos comemorativos em toda a Paraíba

Com o tema “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora! Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, serão ministradas palestras em João Pessoa e Campina Grande com a Prof.ª Dr.ª Ivanete Boschetti (UFRJ). Em Sumé, a palestra será ministrada pela Prof.ª Ma. e também ex-presidenta do CRESS-PB, Mauricélia Cordeira (UFPB). Já em Pombal, a programação segue com I Seminário Estadual de Assistência Social, com as mesas temáticas: “As Tendências Político-ideológicas da Assistência Social no Contexto da crise”, com o Prof.º Dr.º Adilson Aquino Silveira Júnior (UFPE) e Robéria Dantas Marques (SMDS/Pombal) e: “A Emissão de Estudos Sociais/Parecer Social no Âmbito da Política de Assistência Social”, com Raquel Alvarenga (INSS e ex-conselheira do CFESS). O seminário será preparatório para o 2º Seminário Nacional O Trabalho do/a Assistente Social na Política de Assistência Social, em Fortaleza/CE.

Convidamos todas/os para participar dos eventos e debater a atual conjuntura, colaborando nas estratégias de ação da categoria de Serviço Social, fortalecendo as/os profissionais de toda a Paraíba.

As inscrições e a programação completa dos eventos, você pode acessar aqui.

Avançar Sem Temer: 1 ano de gestão

Em um ano de atuação, a gestão do Cress/PB “Avançar Sem Temer” atuou fortemente na capacitação dos profissionais, debates e mobilizações que vão de encontro com a conjuntura de regresso do país. Dentre os eixos centrais da atual gestão, estão a interiorização das atividades do Conselho, maior participação da categoria, democratização da comunicação, acessibilidade, dentre outros. Durante o ano de 2017, foram realizadas diversas atividades de integração, seminários e representações do Cress/PB em espaços de debate nas áreas da Saúde, Educação, Previdência Social, dentre outros.

Relembre as principais atividades de 2017

Cress/PB participa de sessão especial da CMJP em alusão ao Dia do/a Assistente Social

Conselheiras do Cress/PB fazem ato em frente ao Lar do Garoto, em Lagoa Seca/PB

Representantes do Cress/PB participam de debate sobre cursos irregulares nos cress