Nos dias 13 e 14 de abril, na cidade de São Paulo, o Conselho Federal de Serviço Social realizou o I Encontro Nacional das Seccionais do Conjunto CFESS/CRESS. Representantes da Diretoria do conjunto, Assessoria Jurídica, conselheiros e membros das Seccionais de todo o país se reuniram, a fim de discutir o papel das Seccionais, suas atribuições, limites e possibilidades de atuação política, financeira e administrativa, à luz da legislação existente.
Iniciado com uma Mesa de Abertura intitulada “Estrutura e regulação das Seccionais no Conjunto CFESS/CRESS”, o encontro também foi pautado pela troca de experiências e intensos debates acerca das diversas realidades em que operam as 23 Seccionais espalhadas pelo Brasil, trabalhos em grupo e socialização destes em Plenária. Tendo sido uma deliberação do 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, em virtude da demanda apresentada pelos CRESS  e respectivas  Seccionais ali representadas, o Encontro prevê ainda o encaminhamento das propostas apresentadas na Plenária do dia 14/04 ao 47º Nacional, que acontece este ano, no estado do Rio Grande do Sul, em cuja oportunidade as/os assistentes sociais brasileiros poderão aprovar modificações nas legislações que regulamentam o exercício profissional e o funcionamento de sua entidade  máxima representativa.
A fim de traçar um panorama acerca da relação entre Sedes e Seccionais, bem como compreender alguns pontos estruturantes no que diz respeito às possibilidades de atuação destas unidades, o CFESS enviou, em fevereiro, um questionário a ser respondido pelos Conselho Regionais, que foi apresentado e analisado na ocasião. Também foi garantido o envio de pelo menos um membro de cada Seccional, no caso da Paraíba, Rebeca Menezes, da Seccional de Campina Grande, num esforço de promover a democratização dos espaços de discussão e a representatividade. Na Plenária final, o CFESS informou que até o mês de junho todos os Conselhos Regionais devem ter recebido as propostas elaboradas pelos participantes do I Encontro Nacional de Seccionais do Conjunto CFESS/CRESS para discussão e definição de um posicionamento que deve ser reafirmado no 47º Encontro Nacional.

Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região – Paraíba

Gestão Avançar Sem Temer – 2017/2020 Comissão de Comunicação