No último dia 24 de maio, o CRESS/PB conduziu o debate “Precarização da formação e do trabalho profissional de Assistentes Sociais: um debate urgente”. O evento iniciou com uma mesa de abertura composta por Marcelo Sitcovsky (ADUF/PB); Jacqueline Barros (Grupos de Pesquisa GEPSS e GEPET/UFPB); Jaciara Santos (CRESS/PB); Danielle Lugo (DSS/UFPB); Sayonara Campos (assistentes sociais presentes no evento); Cleomar Melo (MESS).

Após a abertura, iniciou-se a discussão do tema do debate com a professora Silvana Mara (UFRN), apresentando um panorama geral dos desafios postos à categoria diante da conjuntura atual e, logo em seguida, a condução da mesa prosseguiu com a Prof. Dra. Luciana Cantalice, apresentando as mediações dessa conjuntura com o Serviço Social e os processos travados no estado da Paraíba, quanto à precarização da formação e do trabalho profissional de Assistentes Sociais.

O fórum é um importante espaço de articulação e organização política da categoria para estabelecer um processo de enfrentamento à precarização da formação e do trabalho profissional de assistentes sociais.

Como encaminhamentos, foram indicados(as) articuladores(as) do fórum, composto por assistentes sociais, estudantes de graduação e pós-graduação e professores(as). Nesse sentido, propôs-se a construção de uma mídia de divulgação do fórum para capilarizar e dar visibilidade às nossas ações que, em breve, serão divulgadas e indicadas à construção de uma ampla reunião com articuladores(as) para encaminhar uma agenda programática, bem como as estratégias de atuação.

Na mesa, houve também o lançamento do manifesto com os objetivos e diretrizes do fórum. Essa proposta visa aglutinar a categoria em um coletivo que atuará em todos os espaços de articulações políticas e institucionais, nas mobilizações que se colocam nessa conjuntura contra os cortes perpetrados contra a educação e reformas do atual governo.

 

Confira imagens da atividade:

Mesa de abertura: Marcelo Sitcovsky; Jacqueline Barros; Jaciara Santos; Danielle Lugo; Sayonara Campos; Cleomar Melo.
Silvana Mara, Jaciara Santos e Luciana Cantalice na mesa de debate