De 4 a 7 de setembro, Campo Grande (MS) é o ponto de encontro de assistentes sociais de todo o Brasil para o 52º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, que neste ano traz o tema “Nossa democracia pulsa em conjunto”. O evento, considerado o maior espaço deliberativo do Serviço Social no país, reúne gestões do CFESS e dos CRESS, profissionais da base e trabalhadoras e trabalhadores do Conjunto para avaliar as deliberações aprovadas no triênio, debater questões estratégicas e indicar os temas prioritários para as próximas gestões, que serão eleitas em 2026.
A abertura do evento aconteceu nesta quinta-feira (4) com a apresentação do artista sul-mato-grossense Gilson Espíndola, que apresentou repertório celebrando o cancioneiro popular da região. Em seguida, foi formada a mesa de abertura, composta pela presidenta do CFESS, Kelly Melatti; pela presidenta do CRESS-MS, Carmem Barbosa; pela presidenta da Abepss, Joana Valente; e pelo representante do Enesso, Math Barbosa.
À tarde, a conferência de abertura trouxe o debate “Nossa Democracia Pulsa em Conjunto!” com as assistentes sociais Cristiane Sabino (UFSC) e Marciângela Gonçalves (vice-presidenta do CFESS). As reflexões destacaram a importância da defesa da democracia, da valorização das políticas públicas e do fortalecimento coletivo da profissão.
Encerrando o dia, o CRESS-MS fez uma mulheragem à assistente social Valdete Barros, reconhecendo sua contribuição histórica para o Serviço Social. Logo depois, as delegações dos Regionais foram apresentadas e homenageadas ao som do artista Ruberval Cunha.
A delegação da Paraíba conta com a presidenta do CRESS-PB, Vanessa Oliveira, e a conselheira da Seccional Jussara Abdala, como delegadas da gestão. Também compõem o grupo os delegados de base Ébano Valdivino (assistente social), Isadora Costa (assistente social e agente fiscal do CRESS-PB) e Vivian Karoline (assistente social); além das convidadas Fernanda Carvalho (assistente social e agente fiscal do CRESS-PB), Jéssica Mélo (assistente social e assessora especial do CRESS-PB) e Juliana Carneiro (jornalista do CRESS-PB).
Fotos 2, 4 e 5: Rafael Wekema







