A Mobilização Nacional de Assistentes Sociais, aprovada na Plenária Final do 45º Encontro Nacional CFESS-CRESS, com o mote “Nada a Temer! Assistentes sociais em defesa dos direitos da classe trabalhadora e contra os impactos da contrarreforma no trabalho profissional!”, aconteceu no último dia 30 de novembro, em todo o país. Em João Pessoa, o Cress/PB organizou uma aula pública com Cristina Chaves – conselheira do Cress/PB e assistente social da Educação – e Fernando Luz – historiador e mestre em Serviço Social.

A mesa de abertura do evento contou com a participação de Raquel Alvarenga (CFESS), Raquel Barros (Enesso) e Mauricélia Cordeira (Cress/PB). A coordenação do debate foi feita por Luciana Cantalice, também conselheira do Cress/PB.

img_0024
Mesa de abertura (da esquerda para direita): Raquel Alvarenga (CFESS), Kassandra Menezes (Cress/PB), Mauricélia Cordeira (Cress/PB) e Raquel Barros (Enesso).
img_0031
Fernando Luz, Luciana Cantalice e Cristina Chaves.

Fernando Luz deu início à aula pública fazendo um levantamento da história política no Brasil, apresentando dados sobre o índice de desigualdade social no país, que refletem no atual cenário de regressão e retirada de direitos, que tanto afetam a classe trabalhadora.

 

“Nós temos que nos articular pela construção de uma unidade de esquerda, que é fundamental. Essa unidade não vai se dar por acordo de cúpula, ela se dá a partir de uma frente tática muito clara, que leva em conta os vários processos que temos na sociedade. Um elemento fundamental é a construção de greve geral. Essa construção é longa, paulatina e tem como elemento fundamental um trabalho de base pelo diálogo com as pessoas. Essa é uma dificuldade que nós temos que encarar isso de frente.” – Fernando Luz

 

img_0065
Cristina Chaves, assistente social da Educação, ministrando aula pública

Dando sequência ao evento, Cristina Chaves falou sobre os desafios que os profissionais da área de Educação enfrentam cotidianamente, a importância de haver um fortalecimento dos movimentos sociais, para enfrentar a conjuntura atual.

“A gente não pode perder a perspectiva das lutas dos movimentos sociais. A gente não pode perder nossos aliados, precisamos reforçar a luta dos movimentos e sair da perspectiva de que o Estado é nosso aliado. O estado é nosso inimigo, e nós deveríamos estar, desde o início, em luta para derrubá-lo.” – Cristina Chaves

O evento também teve a participação de profissionais e estudantes que se somaram ao diálogo e ao debate com os participantes. Ao final, tivemos a participação do músico Escurinho, alegrando o fim de tarde e encerrando o evento.

img_0098
Conselheiros/as e funcionários do Cress/PB

 

 

Mariana Costa – JP/PB 3569

Assessoria de Comunicação 

 Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba – CRESS/PB

E-mail: assessoriacresspb@gmail.com